“Acho que a consciência humana foi um erro trágico na evolução. Nos tornamos muito autoconscientes. A natureza criou um aspecto seu separado de si. Não deveríamos existir pela lei natural”. (Rust Cohle – True Detective)
True Detective foi uma das melhores estreias televisivas de 2014. Produzida pela HBO e criada por Nick Pizzolatto, a série segue a estrutura antológica – quando cada temporada traz uma história independente, com personagens e enredos diferentes.
Em sua primeira temporada, a série conta a história de uma investigação em torno do assassinato de Dora Lange, que pode levar a captura de um serial Killer. A narrativa acompanha dois períodos: o da época dos assassinatos – ocorridos em 1995 – e o presente, apresentado em depoimentos dos policiais envolvidos no caso, Marty Hart e Rust Cohle. Com uma atuação espetacular de Matthew McConaughey (Rust) e uma identidade visual e estética impressionante, True Detective envolve mistério, drama e suspense na medida certa em sua temporada de estreia.
No segundo ano, com histórias e personagens que não possuem nenhuma ligação com o anterior, a trama também parte de um assassinato, desta vez a vítima é Ben Caspere. Os protagonistas desta temporada são problemáticos e o enredo repleto de mistério, seguindo a característica principal da série.
Contudo, não são apenas personagens e trama que mudam em cada temporada – True Detective também diversifica seu tema de abertura e ambos lançados até agora são de arrepiar!
A banda country-folk-gótica, The Handsome Family, é quem aparece na primeira temporada com a sombria Far From Any Road, canção de 2003, que casa muito bem com a trama e com o estado de Luisiana, onde é ambientada.
Já em seu segundo ano, os episódios de True Detective se iniciam ao som de Nevermind, do Leonard Cohen, canção ao mesmo tempo absurdamente macabra e bela.
São ou não são de arrepiar os temas da série? Para quem gostou, vale acompanhar as duas temporadas, porque as trilhas sonoras completas –especialmente do primeiro ano- são fabulosas!
Confere aí mais uma canção presente na série, desta vez dos californianos do Black Rebel Motorcycle Club: