Faltando exatamente uma semana para o Oscar, que acontece no próximo domingo (28), o Brasil tem muito o que se orgulhar. Pela primeira vez na história da premiação, uma produção brasileira é indicada na categoria Melhor Animação.
O menino e o mundo, do diretor Alê Abreu, concorre com Anomalisa, Divertida mente, Shaum, o carneiro e Quando estou com Marnie. A animação conta as aventuras do menino Cuca que vive em uma cidade isolada e um dia decide desvendar o mundo em busca de seu pai. Com inocência, sensibilidade e fantasia, o longa aborda muitos problemas que afetam o planeta Terra, como a globalização, a inversão de valores e a desigualdade social.
Vencedor de mais de 40 prêmios, entre eles os renomados Annecy (Melhor filme na escolha do festival e júri) e Annie (Melhor Filme Independente), a animação começou a ser produzida em 2010 e é o longa com o menor orçamento de todas as indicações do Oscar 2016 (R$ 2 milhões).
O destaque da trilha sonora fica por conta da belíssima Aos olhos de uma criança, de Emicida, composta especialmente para o filme. A canção foi lançada em 2014 e conta com participação de Drik Barbosa e produção de Renan Saman.
Com versos como “A voz ecoa sós mas ninguém responde/ Miséria soa como pilhéria/ Pra quem tem a barriga cheia, piada séria/ Fadiga pra nóis/pra eles férias/ Morre a esperança/ E tudo isso aos olhos de uma criança”, a música é emocionante e sensível, tal qual o filme que embala.
Sobre a indicação ao prêmio máximo do cinema, em sua página pessoal do Facebook, Alê Abreu declarou: “Nosso filme nasceu como um grito sincero, de liberdade, de amor, um grito político, latino-americano. Mas sobretudo um grito contra o sufoco que a grande indústria cria aos potenciais artísticos, poéticos, e de linguagem de animação”.
Em um ano que ficará lembrado provavelmente pelo tão aguardado Oscar de Leonardo Dicaprio, nós brasileiros devemos nos orgulhar e muito, pela qualidade e reconhecimento de uma animação nacional, que de quebra vem embalada por uma linda canção, composta por um dos artistas mais completos da atualidade.
Confira Aos olhos de uma criança:
Trailer O menino e o mundo: