O Porão da Música trocou uma ideia com o Marcão, que é vocalista da banda Comando Delta, que representa o Hardcore no Rio de Janeiro por mais de uma década! Ele falou sobre a cena underground, influências, “perrêngues” de estrada e muito mais!
Porão da Música: “Roqueiro faz rock, coveiro faz cover”, o que vocês acham dos eventos que levam bandas cover pra se apresentar? Como é ser uma banda de trabalho autoral e ter que dividir a cena com as bandas que só fazem cover?
Comando Delta: Eu acho esse tipo de evento uma merda. Pra mim, não faz muita diferença, até porque não tocamos em eventos com bandas cover.
PDM: Vocês já tiveram que vender número X de ingressos pra se apresentar? Em outras palavras, pagar pra tocar?
CD: Não, já nos chamaram pra esse tipo de evento, mas nunca aceitamos, pois não concordamos com esse tipo de coisa, ter obrigação de vender ingresso . Esse tipo de atitude é ridícula por parte dos produtores e também por partes das bandas que se submetem a isso.
PDM: Como vocês enxergam a cena underground atual? Está a mesma de quando começaram?
CD: Eu acho que a cena tem coisas positivas e negativas. Por exemplo, na época que começamos não era todo mundo que tinha acesso à internet para baixar músicas e conhecer as bandas. Isso melhorou bastante. Mas, em compensação, esse fato de as pessoas conseguirem acesso mais rápido às bandas esvazia alguns eventos, e não é como antes que íamos a eventos para conhecer as bandas.
PDM: O Comando Delta está na ativa há mais de dez anos. Como foi a ideia de criar a banda, quem chamou quem? Como foi a escolha do nome?
CD: A ideia surgiu na casa de um amigo em um churrasco. O Dover, hoje baterista da banda The Sexons, me viu cantando uns rap malucos lá e perguntou se queria formar uma banda com ele e tal. Eu aceitei na hora, mesmo sem muita noção do que seria,
rs. O nome foi um lance meio engraçado. Pensávamos em nomes toscos, como “Marmita de pobre”, por exemplo, rs. Um belo dia, escutando Planet Hemp em casa, escutei que existia uma entidade com o nome de Comando Delta que atuava no controle do governo brasileiro. Aí pensei: poderíamos botar o nome de “Comando Delta”, pra ser tipo um deboche. E foi isso que aconteceu.
PDM: Agora, com um novo baterista, como foi a saída do antigo e a escolha do novo integrante?
CD:A saída do Gustavo foi tranquila. É um grande amigo que, infelizmente, não está mais podendo tocar e não tem mais tempo pra isso. A escolha do Renan foi algo natural, pois ele já acompanha a banda desde moleque. Então, o chamamos e ele aceitou na hora.
PDM: Vocês tocaram no Rock Humanitário, em Cabo Frio-RJ, em meados de abril. Como vocês veem essa inicitiva de festival e como foi tocar no mesmo festival que Ratos de Porão, Dead Fish, Plebe Rude e outros nomes do rock nacional?
CD: Já é a segunda vez que tocamos no festival – a primeira vez foi em 2009. Acho muito foda essa iniciativa. O Chicão, organizador do evento, é uma pessoa de muito bom coração e ajuda milhares de pessoas com esse festival. Acho que poderia ser um exemplo a outros festivais no Brasil. Bom, sobre tocar com Ratos de Porão, Dead Fish e Plebe Rude, foi do caralho. Somos fãs das bandas, é muito legal isso. Ficamos honrados de fechar um dos palcos.
PDM: Com qual banda vocês gostariam de tocar e ainda não tiveram a oportunidade. E com qual banda vocês mais gostaram de se apresentar?
CD:Já tocamos com muitas bandas que gostamos. Tenho muita vontade tocar com Olho Seco, Dzk e Planet Hemp, por exemplo, que ainda não tocamos, e algumas bandas gringas, como Agnostic Front, Madball, DRI, Suicidal Tendencies, entre tantas outras.
PDM: A composição das letras é feita em conjunto ou tem aquele cara que já chega com tudo pronto?
CD:Normalmente eu escrevo as letra e deixo pro Emerson e o Diegão se virarem com as músicas. Mas já rolou de ter letra do Emerson e ele chegar com a música pronta e tal. E o Diegão sempre ajuda nas composições também.
PDM: Quais são as influências de vocês, tanto no hardcore, como fora dele? Quem vocês admiram?
CD: DFC, Cólera, Calibre 12, Serial Killer, Solstício, Planet Hemp, Madball, Agnostic Front, DRI, Suicidal Tendecies, Racionais, Sabotage, Facção Central, entre outros. Admiramos todas as bandas citadas. Curtimos outras bandas, como Prol ,Obscene Capital, DDC, Naíra, Protesto Suburbano, Fokismo, Norte Cartel, Cara de Porco, Filhotes, Disola Gambrinus 74, Filhotes, Repúido, Feroz, Macacos me Mordam, All Right, Arrested For Possession, Embriões, entre tantas outras.
Porão da Música: Onde a galera pode ouvir/baixar o som do Comando Delta?
CD: No Nosso Bandcamp. Estamos disponibilazando nosso EP novo para dowload
http://comandodeltahc.bandcamp.com/album/rjhc21-2
Fotos por: Lua Oliveira, Alexis, Letícia César e Liss Ribeiro